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POLÍTICA DE ENSINO
O Ensino de Graduação na UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ao assumir como missão institucional investigar a verdade, produzir e transmitir o conhecimento para formar seres humanos, profissionais éticos e competentes, orientados pelos valores cristãos, a serviço da pessoa e da sociedade, insere-se, efetivamente, no contexto sociocultural, co-participando no desenvolvimento comunitário. Explicita sua responsabilidade social, cumprindo esta missão nas diferentes atividades e trabalhos desenvolvidos em âmbito da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.
A Política e Diretrizes do Ensino de Graduação da UCPel, amparadas na Legislação Nacional, buscam alcançar horizontes que indicam a promoção de ensino de qualidade, os avanços da ciência e dos processos de ensino-aprendizagem, com base em princípios de interdisciplinaridade na articulação das áreas do saber.
Atenta a novas metodologias de apropriação e produção do conhecimento, articulada com a iniciação científica, estímulo ao estudo e intervenção nas questões regionais, orienta suas ações por critérios de qualificação do trinômio ensino-pesquisa-extensão, interdisciplinar, observando a flexibilidade orgânico-operativa, tomando como referência essencial a avaliação permanente.
Fundamentado em tais pressupostos, o ensino de Graduação da UCPel tem, ao longo dos anos, pretendido alcançar, na diversificação natural de suas especificidades, a unidade necessária, imprescindível à construção de uma identidade acadêmica própria, dentro de padrões de otimização interna de todos os seus segmentos.
O desafio está na reconstrução, na redefinição de conceitos e linhas de ação, na criação de novas práticas. Há de buscar-se, para tanto, mais amplos e qualificados níveis de desempenho, superando pontos críticos, enfatizando:
- a produção de conhecimentos próprios e originais, ultrapassando posição de mero ensino;
- a conquista de competência científica em termos de domínio e atualização de saberes e de recursos;
- a dinamização do processo de reflexão sobre a intervenção na realidade;
- a busca permanente da qualidade educativa e científica na qualificação continuada de todos os seus segmentos e processos;
- a mediação, no sentido de uma formação emancipatória;
- a atitude criativa, ativa, confrontadora, compatível com a intencionalidade de construção de sujeitos históricos e críticos.
Para alcançar tais propósitos, a Política de Graduação da UCPel, em sintonia com a política de pesquisa e extensão institucional, atua permanentemente no processo de aperfeiçoamento continuado de docentes, estimulando o aprimoramento da ação curricular, com base no desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias de ensino.
Procurando garantir uma infra-estrutura favorável à otimização do desempenho acadêmico, busca, em ritmo constante e gradativo, a projeção e melhoria de espaços acadêmicos, como laboratórios, salas de aula, bibliotecas, salas especializadas, entre outros, e a qualificação permanente dos serviços disponíveis aos universitários, por intermédio do Núcleo de Apoio ao estudante (NAE).
O Ensino da Pós-Graduação na UCPel
O ensino de pós-graduação destina-se a proporcionar formação científica, cultural e profissional, ampla e aprofundada, em diferentes ramos do saber, e é oferecido na UCPel em nível lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Hoje, a Universidade oferece mestrados e doutorados em Saúde e Comportamento e Política Social, além de mestrados em Letras, em Engenharia Mecânica e de Computação e Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.
A pós-graduação, atividade intimamente ligada à pesquisa e responsável pela produção de conhecimento científico, técnico e cultural no âmbito acadêmico é um dos diferenciais da UCPel em relação a outras instituições de educação superior.
Em decorrência de sua trajetória histórica e inspirada por princípios da ética cristã, a UCPel busca, incessantemente, a consolidação dos programas de pós-graduação existentes, a qualificação e expansão dos cursos de pós-graduação lato sensu, convênios de cooperação e intercâmbio com outras instituições de ensino superior, e, ainda, parcerias com entidades públicas, empresas e organizações da sociedade civil, que possam contribuir para o avanço da pós-graduação.
O compromisso em oferecer um ensino de pós-graduação com qualidade expressa-se, também, na procura por integrar e qualificar o ensino, promovendo a inserção dos alunos em projetos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, e na realidade profissional, enriquecendo e qualificando o processo acadêmico com a integração do ensino, da pesquisa e da extensão.
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ao assumir como missão institucional investigar a verdade, produzir e transmitir o conhecimento para formar seres humanos, profissionais éticos e competentes, orientados pelos valores cristãos, a serviço da pessoa e da sociedade, insere-se, efetivamente, no contexto sociocultural, co-participando no desenvolvimento comunitário. Explicita sua responsabilidade social, cumprindo esta missão nas diferentes atividades e trabalhos desenvolvidos em âmbito da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.
A Política e Diretrizes do Ensino de Graduação da UCPel, amparadas na Legislação Nacional, buscam alcançar horizontes que indicam a promoção de ensino de qualidade, os avanços da ciência e dos processos de ensino-aprendizagem, com base em princípios de interdisciplinaridade na articulação das áreas do saber.
Atenta a novas metodologias de apropriação e produção do conhecimento, articulada com a iniciação científica, estímulo ao estudo e intervenção nas questões regionais, orienta suas ações por critérios de qualificação do trinômio ensino-pesquisa-extensão, interdisciplinar, observando a flexibilidade orgânico-operativa, tomando como referência essencial a avaliação permanente.
Fundamentado em tais pressupostos, o ensino de Graduação da UCPel tem, ao longo dos anos, pretendido alcançar, na diversificação natural de suas especificidades, a unidade necessária, imprescindível à construção de uma identidade acadêmica própria, dentro de padrões de otimização interna de todos os seus segmentos.
O desafio está na reconstrução, na redefinição de conceitos e linhas de ação, na criação de novas práticas. Há de buscar-se, para tanto, mais amplos e qualificados níveis de desempenho, superando pontos críticos, enfatizando:
- a produção de conhecimentos próprios e originais, ultrapassando posição de mero ensino;
- a conquista de competência científica em termos de domínio e atualização de saberes e de recursos;
- a dinamização do processo de reflexão sobre a intervenção na realidade;
- a busca permanente da qualidade educativa e científica na qualificação continuada de todos os seus segmentos e processos;
- a mediação, no sentido de uma formação emancipatória;
- a atitude criativa, ativa, confrontadora, compatível com a intencionalidade de construção de sujeitos históricos e críticos.
Para alcançar tais propósitos, a Política de Graduação da UCPel, em sintonia com a política de pesquisa e extensão institucional, atua permanentemente no processo de aperfeiçoamento continuado de docentes, estimulando o aprimoramento da ação curricular, com base no desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias de ensino.
Procurando garantir uma infra-estrutura favorável à otimização do desempenho acadêmico, busca, em ritmo constante e gradativo, a projeção e melhoria de espaços acadêmicos, como laboratórios, salas de aula, bibliotecas, salas especializadas, entre outros, e a qualificação permanente dos serviços disponíveis aos universitários, por intermédio do Núcleo de Apoio ao estudante (NAE).
O Ensino da Pós-Graduação na UCPel
O ensino de pós-graduação destina-se a proporcionar formação científica, cultural e profissional, ampla e aprofundada, em diferentes ramos do saber, e é oferecido na UCPel em nível lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).
Hoje, a Universidade oferece mestrados e doutorados em Saúde e Comportamento e Política Social, além de mestrados em Letras, em Engenharia Mecânica e de Computação e Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.
A pós-graduação, atividade intimamente ligada à pesquisa e responsável pela produção de conhecimento científico, técnico e cultural no âmbito acadêmico é um dos diferenciais da UCPel em relação a outras instituições de educação superior.
Em decorrência de sua trajetória histórica e inspirada por princípios da ética cristã, a UCPel busca, incessantemente, a consolidação dos programas de pós-graduação existentes, a qualificação e expansão dos cursos de pós-graduação lato sensu, convênios de cooperação e intercâmbio com outras instituições de ensino superior, e, ainda, parcerias com entidades públicas, empresas e organizações da sociedade civil, que possam contribuir para o avanço da pós-graduação.
O compromisso em oferecer um ensino de pós-graduação com qualidade expressa-se, também, na procura por integrar e qualificar o ensino, promovendo a inserção dos alunos em projetos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, e na realidade profissional, enriquecendo e qualificando o processo acadêmico com a integração do ensino, da pesquisa e da extensão.